O que é PPI, DPI, LPI e como saber a Resolução de uma imagem?

O que é PPI, DPI, LPI e como saber a Resolução de uma imagem?

SHARE:

E ai galerinha… tudo certinho? Hoje aqui no Design Cafeinado vamos falar de mais uma dúvida comum para muitos designer iniciantes, qual o tamanho de u...

Entrevista com João Marcos Britto – Creative Retoucher
Entrevista com Kauê Luz do Grupo Luz – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Entrevista com Lucas Rosa – Palestrante do Photoshop Conference 2017

E ai galerinha… tudo certinho?

Hoje aqui no Design Cafeinado vamos falar de mais uma dúvida comum para muitos designer iniciantes, qual o tamanho de uma imagem? Ela está em baixa ou Alta resolução? O que é DPI, PPI e LPI?

Pois então quando falamos de tamanho de uma imagem, esse tamanho pode ser em milímetros, centímetros, metros ou qualquer medida física real ou em pixels quanto falamos de materiais para o mundo digital como a internet. A resolução é a relação da quantidade de pixels que existe em uma imagem em relação ao tamanho em que ela será reproduzida no mundo real. A resolução pode ser medida em DPI (Pontos por polegada / Dots Per Inches), PPI (Pixels Por Polegada / Pixels Per Inches) ou LPI (Linhas Por Polegadas / Lines Per Inches). Mas não se assuste logo, logo, vou explicar isso melhor.

O que é um Pixel

Pixel é a menor unidade é o menor ponto, quando falamos de algo no mundo digital, é a menor coisa que se pode reproduzir em um monitor, projetor, celular, tablet e etc. Uma tela é

Visão ampliada de um pixel de um dispositivo.

Visão ampliada de um pixel de um dispositivo.

dividida em uma matriz de milhares ou milhões de pixels, devido a eles serem tão pequenos, você não consegue ver apenas um a olho nú. Cada pixel pode assumir apenas uma cor por vez, mas quando um conjunto de pixels de várias cores diferentes se juntam, podemos ver as imagens, texturas, e variações de brilhos e sombras ou seja as imagens. Sempre que falamos em pixels estamos falando de uma medida no mundo digital.

PPI (Pixels Per Inches / Pixels Por Polegada)

ppi

Tela do Photoshop mostrando a quantidade de pixels, tamanho físico e a quantidade de pixels por polegada de uma imagem.

Quando estamos utilizando um software como o Photoshop, Illustrator ou CorelDRAW por exemplo, eles permitem que saibamos quantos pixels tem a imagem. Então para podermos medir o tamanho e qualidade de reprodução dessa imagem em um material físico, calculamos (ou melhor o software calcula) quantos pixels dessa imagem existem em uma polegada (um polegada = 2,54cm).
Digamos que temos uma imagem com 4 polegadas (10,16cm) de largura x 4 polegadas (10,16cm) e que ela possua 1200 pixels de largura x 1200 pixels de altura. Então ela terá 300 pixels por polegada ou seja 300 PPI.

Sempre que se falar em impressos comerciais, catálogos, livros, revistas, anúncios, flyers, folders, qualquer imagem que você utilizar no material, foi convencionado que a resolução ideal é de 300PPI para a imagem no tamanho em que ela será reproduzida, tudo bem se ela tiver um pouco mais de resolução, o problema é menos. Mas se a imagem tiver 299PPI? bom você não briga por 1 centavo nas lojas de 1,99 que vai brigar por 1PPI, use de seu bom senso, mas o ideal é os 300PPI, ok?

DPI (Dots Per Inches / Pontos Por Polegada)

DPI 
Esta é a especificação usual para a resolução de dispositivos de saída, como impressoras desktop, gravadores de filme, fotocompositoras e etc.
Sempre que trabalhamos no computador para algo digital a base de proporção do PPI do arquivo em relação ao DPI da impressora é de 1:1 ou seja
Para monitores de computador e gravadores de filme, há uma proporção de 1:1 entre o PPI do arquivo de imagem digital e o DPI do dispositivo de saída. Ou seja nesta situação, uma imagem com 300 PPI é o mesmo que uma imagem de 300 DPI.

Para monitores de computador e gravadores de filme, há uma proporção de 1:1 entre o PPI do arquivo de imagem digital e o DPI do dispositivo de saída. Ou seja nesta situação, uma imagem com 300 PPI é o mesmo que uma imagem de 300 DPI.

Mas em outros casos como inkjet desktop típico ou impressoras a laser, hoje há uma grande diferença entre dpi e ppi. Em uma impressora jato de tinta, digamos, 2880 dpi de resolução, muitos micro pontos de tinta são usados para construir um pixel da imagem ou seja aproximadamente 92 pontos (9,6 largura x 9,6 de altura) para constituírem 1 píxel. Por isso muitas vezes não conseguimos diferenciar a olho nú a diferença de uma impressão a 1440 dpi de uma impressão a 2880 dpi.
mas por que não fazemos os arquivos com 2880 PPI para serem impressora com 2880 DPI? Porque esse arquivo seria realmente muito gigante e ficaria inviável nos dias de hoje enviar tal arquivo pela internet, então o software da própria impressora faz esse trabalho no processamento da impressão.

PÁGINAS

1 2

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar
    Adilson Braga 3 anos

    Muito esclarecedor! Parabéns!

  • comment-avatar

    Bom artigo.

  • comment-avatar

    […] Rocha Junior, instrutor do… Recorte de Cabelo no Photoshop com a Background Er… O que é PPI, DPI, LPI e como saber a Resolução … Significado das Cores e Sensações Cromáticas Efeito UFC/MMA no Adobe Camera RAW do […]

  • comment-avatar

    Como posso calcular a resolução de digitalização de imagem a partir das dimensões, suporte e formato a ser impresso? E a resolução de uma imagem a partir das dimensões, suporte e o tamanho a ser impresso? Pesquisei muito mas não encontro nada do tipo.

    • comment-avatar
      wordpress 2 anos

      Olá, realmente não há material ou ao menos nunca encontrei materiais de estudos sobre isso exatamente. Mas normalmente a regra é:
      Materiais que você pega na mão e impressos de que você vai ler em até 50cm ou um metro de distância (cartazes) trabalha-se com 300 ppi no tamanho real.
      Banners, Adesivos de parede, que você vai ler há mais de 2 metros até uns 5 metros de distância trabalha-se no tamanho real com 150 ppi.
      Materiais que a distância do observador vai variar entre 5 e 10 metros, pode-se trabalhar no tamanha natural com 72 ppi.
      Grandes formatos como placas, outdoors e etc… ou seja materiais que você vai ler de grandes distância trabalha-se em 10% de tamanho natural com 300 ppi ou no tamanho natural com apenas 30 ppi.
      Quanto maior a distância do observador será menor a resolução. do material.
      Mas sempre é melhor ligar antes para quem produzir, pois eles podem sempre lhe dar a maior orientação pois trabalham diariamente cada um com o seu produto.
      Espero ter ajudado ou ao menos te dado um norte.
      Obrigado pela visita!