O que é PPI, DPI, LPI e como saber a Resolução de uma imagem?

O que é PPI, DPI, LPI e como saber a Resolução de uma imagem?

SHARE:

LPI (Lines Per Inches / Linhas Por Polegadas) LPI é usado para medir a resolução das imagens impressas em meios-tons. Como as imagens de meios-tons sã...

Trabalhando com Dados Variaveis no Indesign
Entrevista com Fillipe Luis – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Entrevista com George Rutherford – Creative Retoucher

LPI (Lines Per Inches / Linhas Por Polegadas)

LPI é usado para medir a resolução das imagens impressas em meios-tons. Como as imagens de meios-tons são impressos como uma série de pontos, quanto maior o número LPI, o

Reprodução com 5 LPI e a imagem de baixo com 150 LPI

Reprodução com 5 LPI e a imagem de baixo com 150 LPI

mais denso dos pontos pode ser, resultando em uma resolução mais fina e nítida.
Os jornais são normalmente impressas em 85 a 100 LPI, enquanto as revistas podem utilizar 133 LPI a 300 LPI ou superior. Porque o olho nu pode distinguir pontos de retícula de até cerca de 120 lpi, O que explica que é mais fácil perceber os pontos em impressão de jornais do que nas revistas. Claro que, se você olhar de perto o suficiente para ser capaz de ver os pontos em imagens impressas em 150 lpi ou mais. Mas, na visão normal, é natural ver os pontos como uma imagem contínua, mesmo a 85 lpi.

É comum utilizarmos o fator de 2:1 na resolução, ou seja para criarmos o meio tom em uma saída de 150 LPI utilizarmos uma imagem com 300 PPI de resolução, certamente, você pode usar imagens com uma resolução maior do que 300 PPI, mas não há nenhum benefício. Não vai te dar mais detalhes em sua imagem impressa, pois excede a capacidade da tela de meio tom devido a limitação da tela ser de 150 LPI.

Imagens ou melhor ilustrações feitas em vetores ou seja em programas, como CorelDRAW ou Illustrator são baseadas em curvas matemáticas, não pixels. Assim esses elementos são infinitamente escaláveis e serão absolutamente nítidos em quase qualquer tamanho. Mas reproduzidos no equipamento de saída são convertidos em elementos finitos, ou seja sua qualidade também será definida pela capacidade ou melhor lineatura do equipamento. As exceções incluem cor de tinta “sólido” (densidade de tinta dupla, máximo) em impressão offset, como o tipo preto, que não têm nenhum padrão de pontos.

Tamanho e Resolução

Usando o exemplos que usamos na definição de PPI, mas como nós brasileiros não estamos habituados a trabalhar com polegadas, faremos o cálculo com centímetros. Digamos que temos uma imagem com 10,16cm de largura x 10,16cm e que ela possua 1200 pixels de largura x 1200 pixels de altura. Então ela terá 300 pixels por polegada ou seja 300 PPI

A resolução é a relação da quantidade de pixels/pontos por polegada de uma imagem em comparação com o tamanho físico em que ela será reproduzida.

Mas como se sabe disso? se você pegar 1200 pixels e dividir pelos 10,16 você terá a quantidade de pixels por centímetro, então multiplique esse valor por uma polegadas ou seja por 2,54. O resultado será 300 não é mesmo? Então você terá uma imagem com 10,16 cm com uma resolução de 300 dpi. Mas não se preocupe em pegar a calculadora o software faz isso por nós.

Comparação de resoluções de uma Imagem com 2,54cm (1 polegada) | 1- Imagem com 300 PPI | 2 - Imagem com 150 PPI | 3- Imagem com 72 PPI | 4 - Imagem com 10 PPI

Comparação de resoluções de uma Imagem com 2,54cm (1 polegada) | 1- Imagem com 300 PPI | 2 – Imagem com 150 PPI | 3- Imagem com 72 PPI | 4 – Imagem com 10 PPI

Então nossa imagem se utilizada com 10,16cm terá 300 PPI ou seja a resolução será de 300 PPI, Mas sem ampliarmos essa imagem para 20,32cm a mesma imagem terá apenas, 150 PPI ou seja a resolução dela neste tamanho será a metade do ideal. Consequentemente em um material usarmos essa mesma imagem com apenas 5,8cm ela terá 600 pixels por polegada, ou seja dobraremos a sua resolução.

Qual a resolução ideal para imagens na internet?

Não importa!

Sim a resolução para internet não importa, antigamente era comum dizer que a imagem para internet tem que ter 72 pixels por polegada, por que muito antigamente todos os monitores tinha 2 pixels por polegada. Hoje um monitor que tem 1920pixels x 1080 pixels pode ser grande como uma TV 42 polegadas ou pequeno como a tela de 15 polegadas de um notebook.

Para a internet o que importa é a quantidade de pixels em si. E não a resolução da imagem. Uma imagem com 500 pixels de largura x 500 pixels de altura, publicada em um site na internet, não importa a sua resolução se tem 72 PPI ou 300 PPI, pois a quantidade de pixels será a mesma e cada pixel da imagem corresponderá a um píxel do seu monitor.

Quem dita a resolução neste caso é o tamanho da tela e a quantidade de pixels que existe nela, e não o seu arquivo. uma material de 250 x 250 pixels aparece maior em um monitor maior e menor em um monitor menor, mesmo que ambos estejam usando uma tela FullHD de 1920×1080 pixels.

DÁ PARA AUMENTAR A RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM SEM DIMINIUR O TAMANHO DELA?

Sim e não.

Pegar uma imagem de 10cm x 10cm e ampliar ela para 20cm x20cm e depois simplesmente ir no photoshop e aumentar a resolução da imagem, sim você estará aumentando a resolução. Mas não estará aumentando a qualidade da imagem. Pois o software apenas irá criar mais pontos/pixels para illustrar a mesma informação, você terá mais pixels, sim, mas como o software quando for gerar a imagem com essa quantidade nova, apenas irá calcular que cor ela “acha”que deveria existir entre dois pontos. Ele estará criando uma informação que não existe, com base na informação existente. Resultado, a sua imagem não ficará pixelada, mas sim com uma aparência de desfocada.

Eu sempre sigo a seguinte regra, aumentar uma imagem, apenas 20% do seu tamanho natural a 300 PPI ou seja uma imagem que tem 10x10cm utilizá-la com 12x12cm a perda de qualidade ou o desfoque que ela sofrerá é praticamente imperceptível. Então, sempre procure capturar imagens grandes e reduzir para o tamanho necessário, nunca o contrário.

E é isso ai galera espero que tenham entendido um assunto tão complexo.

Espero que curtam e compartilhe o post

e também não esqueça de dar uma olhadinha no posto sobre Cores RGB, CMYK e Pantone.

Abraços

Ermelino Rocha Junior

PÁGINAS

1 2

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar
    Adilson Braga 3 anos

    Muito esclarecedor! Parabéns!

  • comment-avatar

    Bom artigo.

  • comment-avatar

    […] Rocha Junior, instrutor do… Recorte de Cabelo no Photoshop com a Background Er… O que é PPI, DPI, LPI e como saber a Resolução … Significado das Cores e Sensações Cromáticas Efeito UFC/MMA no Adobe Camera RAW do […]

  • comment-avatar

    Como posso calcular a resolução de digitalização de imagem a partir das dimensões, suporte e formato a ser impresso? E a resolução de uma imagem a partir das dimensões, suporte e o tamanho a ser impresso? Pesquisei muito mas não encontro nada do tipo.

    • comment-avatar
      wordpress 2 anos

      Olá, realmente não há material ou ao menos nunca encontrei materiais de estudos sobre isso exatamente. Mas normalmente a regra é:
      Materiais que você pega na mão e impressos de que você vai ler em até 50cm ou um metro de distância (cartazes) trabalha-se com 300 ppi no tamanho real.
      Banners, Adesivos de parede, que você vai ler há mais de 2 metros até uns 5 metros de distância trabalha-se no tamanho real com 150 ppi.
      Materiais que a distância do observador vai variar entre 5 e 10 metros, pode-se trabalhar no tamanha natural com 72 ppi.
      Grandes formatos como placas, outdoors e etc… ou seja materiais que você vai ler de grandes distância trabalha-se em 10% de tamanho natural com 300 ppi ou no tamanho natural com apenas 30 ppi.
      Quanto maior a distância do observador será menor a resolução. do material.
      Mas sempre é melhor ligar antes para quem produzir, pois eles podem sempre lhe dar a maior orientação pois trabalham diariamente cada um com o seu produto.
      Espero ter ajudado ou ao menos te dado um norte.
      Obrigado pela visita!