10 Dicas: Como conseguir um emprego de Designer Gráfico.

10 Dicas: Como conseguir um emprego de Designer Gráfico.

SHARE:

Olá galera, eu Ermelino Rocha Junior estou aqui com mais um post sobre Design Gráfico. O tema da vez é sobre empregabilidade na área gráfica, o que é ...

Entrevista com Hugo Ceneviva – Creative Retoucher
Entrevista com Rafael Vallaperde da Lightfarm Brasil – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Entrevista com Wend Taylor

Olá galera, eu Ermelino Rocha Junior estou aqui com mais um post sobre Design Gráfico.

O tema da vez é sobre empregabilidade na área gráfica, o que é necessário para se conseguir um emprego ou melhor um bom emprego na área. Muitos alunos meus me perguntam sobre o assunto, alguns tem grande dificuldade para conseguir um emprego na área, então aqui vão algumas dicas de quem já foi o desempregado pedindo emprego e de quem já foi o contratante de uma grande empresa da área.

Espero que tenham um boa leitura e no final que essas dicas ajudem à todos vocês que procuram um emprego como Designer.

Como se tornar empregável no Design Gráfico.

O que faz um Designer e as principais áreas de atuação.

Design é a arte de planejar conceitos e idéias para criar a comunicação de forma visual. Sendo em um produto físico ou virtual. Ou seja você pega as idéias e conceitos que o cliente estabelece e/ou procura e transforma isso em uma forma visual de transmitir a mensagem desejada.

Sendo que você pode atuar em diversas áreas do Design, conheça algumas delas.:

  • IDENTIDADE CORPORATIVA (BRANDING) – Esse é o Designer especialista em desenvolver Marcas (Logomarca ou Logotipo vocês escolhe como quer chamar). Ele deve ter um excelente conhecimento em softwares vetoriais, semiótica, psicologia das cores e formas. Habilidade de desenho manual pode ajudar bastante para esse profissional. Os softwares mais usados são os vetoriais Corel/Illustrator
  • EMBALAGEM – Design de embalagem é uma área bem interessante de trabalho, é uma vertente do Design de Produto. O Designer é responsável pela embalagem em si, sua tridimensionalidade, toda a sua concepção como produto. O Designer Gráfico nessa área tem a função de desenvolver a parte gráfica obedecendo a “faca”criada pelo Designer de Produto. Compreender o processo de impressão flexográfica é importante. Os softwares mais usados são os vetoriais Corel/Illustrator e o Photoshop e também softwares mais específicos como o ArtPro.
  • DESIGN TÊXTIL – Dependendo da região do Brasil que você mora é uma área de atuação muito importante e muitas vezes bem remunerada, aqui o Designer Gráfico é responsável pela criação de estampas, sejam elas exclusivas ou estampas adaptadas e em muitos casos estampas de produtos licenciados (Marvel, Warner, Disney e etc.). Os softwares mais usados são os vetoriais Corel/Illustrator e o Photoshop
  • DESIGN PROMOCIONAL – É a área com maior ênfase no comercial, aqui está o Designer que atua mais na criação de anúncios, flyer, folders e etc. É o design direcionado a promover a empresa, seus produtos e ou serviços. Os softwares mais usados são os vetoriais Corel/Illustrator, o Photoshop e também o Indesign.
  • DESIGN AMBIENTAL – Toda a parte de comunicação indicativa e/ou informativa que é fixa no local, placas, front lights, back lights, das placas indicativas, até como os bonequinhos da porta do banheiro devem ser. Os softwares mais usados são os vetoriais Corel/Illustrator e o Photoshop
  • DESIGN EDITORIAL – Esse é a área da publicações, todo o tipo de produto que você tem uma quantidade grande de páginas, textos e fotos. O Designer Editorial é o cara que criar e editora livros, revistas, catálogos, informativos, jornais e etc. O software mais indicado é o Indesign e conhecimentos de Photoshop e Softwares de Vetores (Corel/Illustrator)
  • WEB DESIGN  – Bom, acho que atualmente isso é autoexplicativo, mas a área de Web Design está em alta hoje, a demanda por portais visuais só cresce e vai crescer mais a cada dia. Ainda mais que atualmente existem várias frameworks (sistemas práticos de desenvolvimento) como o WordPress. O Web designer precisa ter um bom raciocínio lógico e organização, pois precisa entender de HTML, HTML5, CSS, CSS3, Javascript, ActionScript. Os softwares mais usados são o Photoshop, Dreamweaver, Flash entre outros.
  • DESIGN 3D – Outra área que está em expansão em grande parte pelo crescimento do mercado de games e de publicidade. Criar mundos, personagens e até produtos em 3D é o deve do Designer 3D. Os softwares mais utilizados são o Maya, 3D Max, Modo 3D e até mesmo com o Sketchup Pro com V-ray pode-se atuar nessa área.
  • DESIGN DE UI/UX – Essa é uma área nova, direcionada principalmente para o desenvolvimento de aplicações mobile. Esse cara vai desenvolver a “cara” do aplicativo ou seja o designer de interface (UI – User Interface) e também fará teste de usabilidade para melhorar e experiência do usuário (UX – User Experience).

Existe claro outras áreas ou sub-áreas de atuação, mas estas são as mais conhecidas no mercado atualmente. Continue lendo que tem mais na assunto na próxima página

PÁGINAS

1 2 3 4

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 14
  • comment-avatar
    Alirio Lima 3 anos

    Sou novo no ramo estou montando meu primeiro pc que diga-se de passagem e razoavel para iniciar, core i 5 e com pecas corsarias, a placa pretendo colocar uma quadro k2200. Só que aqui na minha cidade, creio eu que não recuperarei o investimento que juntando tudo ficara mais de 5mil ou seja, estou fazendo isto pelo amor a arte e futuramente me engreçar em uma universidade e mudar de cidade claro rsrsrsrs. Comecei a ler design cafeinado a pouco tempo e ja me sinto em casa… espero um dia passar conhecimento para outros como estou colhendo aqui. Me perdoe pelos erros ortográfico pois nao e facil digitar no cel. Com dedos grandes rsrrs

    • comment-avatar

      Olá Alirio, estás perdoado pelos erros de português, eu tenho o mesmo problema.
      Fico muito feliz que tenhas visitado e gostado do blog, infelizmente não tenho o tempo que gostaria para publicar mais coisa interessantes, mas na medida do possível estou tentando fazer o meu melhor, e pessoas assim, como você é que fazem a gente ter vontade de escrever e passar mais conhecimento ainda.
      Novamente Obrigado e Sucesso para você.
      Abraços

      • comment-avatar
        Alirio Lima 2 anos

        Não há um dia se quer, que eu não entre nesse blog ansioso por mais post. Ermilino ou voce tirou umas férias meio longas, ou voce esta contando sua fortuna ? Kkkkkkk
        Brinks, só estou ansioso por ver mais de seu conhecimento, que faz desse blog uma rede social/casa. Abraços irmão, não deixe seu blog morrer pois ele e uma grande armadura para nós iniciantes.

        • comment-avatar

          Olá Alírio, mil desculpas por não ter atualizado o blog durante esse último mês, infelizmente (ou felizmente) tive bastante trabalho e não tive oportunidade para escrever, mas já estou preparando novos materiais para publicar, lhe garanto que no máximo segunda feira já terei tutorial novo no ar.
          Obrigado pelo apoio, são pessoas como você que me fazem não distar.

          Abraços

          Ermelino Rocha Junior

  • comment-avatar
    Bianca 2 anos

    Oláaa Ermelino!

    Estou cursando bacharelado em design e agora fazendo os cursos dos softwares na escola Impacta, pretendo atuar na área em um futuro próximo (haha), então estou procurando algumas dicas úteis. Comecei a ler o blog essa semana e gostei bastante das postagens, achei os conteúdos muito agregativos.

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, não abandone a causa, tenho certeza que ajuda muitos iniciantes como eu… :))

    Abraço.

    • comment-avatar

      Obrigado Bianca por visitar o Blog.
      Fico muito feliz que o conteúdo do site esteja agradando você e agregando mais conhecimento em sua vida.

      Abraços e Sucesso para você.

  • comment-avatar

    Olá Ermelino, adorei a matéria, você me ajudou bastante com ela! abrçs.

    • comment-avatar

      Obrigado Jackson, essa é a idéia, explicar de um modo mais simples possível um assunto tão complexo.
      Abraços

  • comment-avatar
    Washington Doulgas 1 ano

    Sensacional!!!

  • comment-avatar

    Muito bom Prof.Junior
    Você fez uma bela matéria com esse assunto, tirou muitas duvidas e me motivou ainda mais a correr atrás do que mais gosto de fazer, que é usar minha criatividade nesses programas, eu fui seu aluno no começo desse ano, fiz Photoshop – básico com você na Proway e gostei muito, vi que era isso que eu queria fazer, comecei a correr atrás das coisas, pois quem quer não espera não é ? rsrs. Depois de muito tempo tentando uma vaga de emprego na área, só ouvindo ” quando precisar temos seu contato ” ou enviar currículo e não obter nenhuma resposta, consegui uma promessa de estágio em uma empresa, espero que de tudo certo pra começar minha jornada na área.

    Muito bom o conteúdo, pois você escreve de um jeito que prende muito o leitor, Parabéns e sucesso pra você Junior, além de um ótimo escritor é um bom professor também, abraço e obrigado por disponibilizar conteúdo para nós!

    • comment-avatar

      Show Alex, é assim que se fala e se faz, não esqueça que se fosse fácil, qualquer um faria… não desista não… pode demorar um pouco.. mas sempre que trabalhamos para realizar nossos desejos, eles acabam se concretizando na hora certa.
      Forte Abraços e muito sucesso pra ti.

  • comment-avatar

    Boa noite!

    Eu estou escrevendo apenas para parabenizar o conteúdo do seu blog, parabéns.