Criando um preenchimento padrão de diamantes complexos no illustrator

Criando um preenchimento padrão de diamantes complexos no illustrator

SHARE:

Olá Galera, desculpem a demora para escrever novamente, mas o tempo estava curto este mês. Mas estou retomando hoje com um tutorial de Adobe Illustrat...

Entrevista com Rodrigo de Magalhães – Palestrante do Photoshop Conference
Entrevista com João Marcos Britto – Creative Retoucher
Entrevista com Horácio Soares – Palestrante do WS de UX/UI – Design de Apps em Floripa

Olá Galera, desculpem a demora para escrever novamente, mas o tempo estava curto este mês.

Mas estou retomando hoje com um tutorial de Adobe Illustrator, ensinando como desenhar um diamante complexo e depois transforma-lo em um preenchimento de padrão muito legal.

Então vamos começar os trabalhos.

1 – Crie um documento pode ser tamanho A4 em CMYK. Em seguida pegue a ferramenta POLÍGONO e dê um clique rápido (só por garantia, clique é apertar e soltar o botão do mouse, ou seja não fique segurando o botão :D) em qualquer ponto da página.
Configure ele com 20 mm de rádio e 8 lados.

1-diamante

2 – Em seguida vamos criar duas linhas guia, uma vertical e outra horizontal, para isso vamos precisar da régua do illustrator, se sua régua não estiver aparecendo, pressione CTRL/CMD + R. Então clique sobre a régua da esquerda e arraste até +- no centro do polígono (não precisa ser exato, depois vamos alinhar melhor). Depois repita o processo pegando na régua do topo e também arrastando par +- no centro do polígono.

2-diamante-guia

3 – Agora vamos alinhar as guias ao polígono. Verifique se suas guias não estão bloqueadas.
Vá no menu VIEW – GUIDES / VISUALIZAR – GUIAS e verifique se a opção LOCK GUIDES / BLOQUEAR GUIAS está desativada, se estiver ativada, desligue ela.
Em seguida selecione as guias com o polígono, e então vá para o painel ALIGN/ALINHAR (Se ele não estiver aberto vá no menu WINDOW – ALIGN/JANELA – ALINHAR).
Caso o seu painel aparecer com menos ítens que o mostrado na imagem abaixo, basta clicar nas duas setinhas que estão no topo esquerdo da janela, ao lado do nome do painel, até aparecerem todas as informações.
Depois vá no ícone ALIGN TO/ALINHAR PARA e selecione ALIGN TO SELECTION / ALINHAR À SELEÇÃO, e depois clique em alinhar no centro vertical e alinhar no centro horizontal.

2-diamante-alinhar

4 – Agora com as guias posicionadas, pegue a ferramenta PEN TOOLS/ FERRAMENTA CANETA e clique aonde as guias encostam no polígono, sendo que o último clique deve ser dado aonde você começou. (A COR DA LINHA NÃO IMPORTA, AQUI ESTOU USANDO CORES DIFERENTES PARA VOCÊ SE  ORIENTAR MELHOR).

4-diamante-quadrado

5 – Agora com o este “quadrado/losango” selecionado, vá na ferramenta ROTATE/GIRAR e clique 2 vezes sobre ela.
O illustrator abrirá uma janela, configure o angulo de 45 graus e depois clique em COPY/CÓPIA.

5-diamante-rotate

PÁGINAS

1 2 3

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2
  • comment-avatar
    Alirio Lima 2 anos

    Grande Ermelino, Fico feliz que tenha retomado o blog e com um tutorial bacana desses. E com muita alegria Hoje queria te dar alguns conselhos sobre os postes do seu blog. (nao estou criticando apenas opinando para que voce tenha mais postes no blog)
    Bom imagino eu, que para voce elaborar um tutorial desse, editar imagem por imagem depois explicar tudo de forma compreensivel deve ser muito exaustivo, e deve gastar muito do seu tempo de lazer, ou seja isso futuramente pode ser mais um fardo do que um hobbie.
    O que eu sugiro? Bom variar os tutorias de modo que voce encontre um modo mais facil, por exemplo video, no meu ponto de vista deve ser mais facil e dinamico para ser feito (isso tambem vai de cada um) outra coisa que sugiro, para que o blog não fique parado muito tempo faça uma grade de poste, por exemplo segundas TUTORIAIS quartas TRABALHOS DOS LEITORES sexta TRABALHOS DE ERMELINO ou POSTE ALGUMA COISA COMO UMA TIRINHA OU UM SITE RECOMENDAVEL etc… lembrando isso e so um exemplo.

    TRABALHO DOS LEITORES: seria um dia destinado aos trabalhos dos seus leitores, que seriam mandados por email e voce postaria apenas comentando seus trabalhos.

    TRABALHO DE ERMELINO: o que seria? Exatamente, imagens de seu portifolio ou algum trabalho recente que possa ser compartilhado.

    TUTORIAS: voce pode fazer os seus e tambem receber algum de algum leitor, que voce ache qualificado.

    Bom e isso meu amigo. Se voce precisar de alguma ajuda pode contar comigo por email. Obrigado e tenha uma excelente semana.

    • comment-avatar

      Obrigado, Alírio…. pode deixar que vou pensar com carinho nas suas sugestões, a parte de materiais em vídeo já estou pensando em fazer faz um tempo e ainda este ano deve ter.
      Obrigado novamente por acessar acompanhar o blog.
      Abraços e sucesso para você.