Configurando o Gerenciamento de Cores no Adobe Photoshop, Illustrator e Indesign

Configurando o Gerenciamento de Cores no Adobe Photoshop, Illustrator e Indesign

SHARE:

Controles avançados no Photoshop Desaturate Monitor Colors by/Remover saturação de cores do monitor em: Determina a necessidade de remover a saturação...

Entrevista com Hugo Ceneviva – Creative Retoucher
Entrevista com Lucas Rosa – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Análise: Curso online de Retoque para Beauty do Tales Henn vale a pena?

Controles avançados no Photoshop

Desaturate Monitor Colors by/Remover saturação de cores do monitor em: Determina a necessidade de remover a saturação de cores pela quantidade especificada quando exibidas no monitor. Quando selecionada, essa opção pode ajudar a visualizar o intervalo completo de espaços de cores com gamas maiores que as do monitor. Entretanto, isso gera uma falta de correspondência entre a exibição no monitor e na saída. Quando a seleção dessa opção é cancelada, cores distintas na imagem podem ser exibidas como uma única cor. (Por via da dúvidas não altere, ou seja deixe desligado, requer um conhecimento mais aprofundado sobre equipamento e gerenciamento de cores).

Blend RGB color using Gamma/Mesclar cores RGB utilizando Gamma: Controla como as cores RGB se misturam para produzir dados compostos (por exemplo, quando você mistura ou pinta camadas usando o modo Normal). Quando essa opção é selecionada, as cores RGB são mescladas no espaço de cor correspondente ao gama especificado. Um gama de 1,00 é considerado “colorimetricamente correto” e deve gerar a menor quantidade de efeitos de aresta. Quando essa opção é cancelada, as cores RGB são mescladas diretamente no espaço de cor do documento. (Por via da dúvidas não altere, ou seja deixe desligado, requer um conhecimento mais aprofundado sobre equipamento e gerenciamento de cores).

Em resumo, deixe todos os controle avançado na opção padrão, só altere se um especialista lhe indicar.

Após configurar os seu gerenciamento de cores é pertinente que você salve a configuração, simplesmente clicando em SAVE/SALVAR e colocando um nome que lhe seja prático. Este arquivo de configuração pode ser enviado para outros e podem ser carregados de modo simples, basta que você clique em LOAD/CARREGAR dentro da janela de COLOR SETTINGS/CONFIGURAÇÕES DE CORES e localize o arquivo das configurações desejadas. Muitas vezes a própria gráfica já fornece o arquivo para facilitar a configuração.

Como converter de RGB para CMYK / CMYK para RGB

Photoshop: Para fazer esta conversão no Photoshop, a maneira mais indicada é ir no menu EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR –  CONVERTER PARA PERFIL. Pois nestas opção, além de fase a conversão tanto para RGB quanto para CMYK, você pode definir qual perfil de cores você pretende utilizar e também qual método de conversão será melhor para o documento em questão

gerenciamento-cores-design-cafeinado-convert-to-profile

Illustrator: Vá no menu File – Document Color Mode / Arquivo – Modo de Cor do Documento e simplesmente altere para Cores RGB ou Cores CMYK, o método de conversão será utilizado aquele que foi configurado no gerenciamento de cores, bem como o seu perfil. Uma vez dentro do espaço de cor desejado, você deve ir em EDIT – ASSIGN PROFILE / EDITAR – ATRIBUIR PERFIL.

gerenciamento-cores-design-cafeinado-assign-profile-illustrator

Indesign: Diferente do Photoshop e do Illustrator o Indesign aceita no mesmo documento a existência em conjunto de cores RGB e cores CMYK, cabe ao operador utilizar as cores dentro de seus espaços de cores. A conversão do perfil pode ser feita em EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR CONVERTER PARA PERFIL, onde você escolhe ambos os perfis, tanto o CMYK e o RGB simultaneamente.

gerenciamento-cores-design-cafeinado-convert-profile-indesign

Como converter de CMYK para CMYK / RGB para RGB

Como? isso é possível? Sim é possível pois você pode querer trocar o perfil de cores dentro de um mesmo espaço de cor. Por exemplo se você está em um arquivo CMYK trabalhando com o perfil U.S. WEB COATED (SWOP) V2 e quer converter para o perfil também CMYK como o COATED FOGRA39.

Você pode utilizar também, no caso do Photoshop ou do Indesign o  EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR CONVERTER PARA PERFIL. O que vai acontecer é que por exemplo: Uma cor que possui por exemplo C100 M50 Y50 k50 na conversão a mesma cor pode sofrer alterações na sua composição, como o resultado ser a mesma cor com C100 M50 Y51 K51, neste exemplo a mudança de composição é pequena, mas tudo depende dos perfis de cores que serão feitos a conversão, tem casos que a mudança de valores é maior. Em geral isso não é um problema, o aplicativo está apenas fazendo as adaptações para que aquela cor seja adaptada para o novo perfil de cores.

Ou você pode utilizar EDIT – ASSIGN PROFILE / EDITAR – ATRIBUIR PERFIL, que existe tanto no Illustrator, Indesign e Photoshop. A diferença é que não é feito o mapeamento das cores no processo de atribuir um perfil, ou seja o valores das cores não serão alterados.
Isso em alguns casos pode causar um problema caso seu arquivo esteja em um perfil de maior gama e seja convertido para um perfil menor gama de cores. Mas em geral o contrário é bem satisfatório. Ele também é indicado caso você abra uma imagem que não tem um perfil de cores incorporado e você deseja atribuir um.

O ATRIBUIR PERFIL não vai alterar imagens ou arquivo que estejam linkados, apenas os conteúdos nativos e incorporados ao documento.

Costumo usar o atribuir o perfil quando tenho principalmente textos em PRETO 100% para que na conversão seus valores não sejam alterados. Mas para todo o resto eu prefiro utilizar o EDIT – CONVERT TO PROFILE / EDITAR CONVERTER PARA PERFIL.

MINHA DICA: Entre todas as configurações que tenho de gerenciamento de cores duas se destacam, a primeira seria a para impressos, deixar em ADOBE RGB, COATED FOGRA39 no método PERCEPTIVO/PERCEPTUAL. E para trabalhar com web seria sRGB, U.S. WEB COATED (SWOP) v2 e também no método PERCEPTIVO e em ambas as configurações deixar USE BLACK POINT COMPENSATION / USAR COMPENSAÇÃO DO PONTO PRETO ligada. Mas ressalto que seus fornecedor pode pedir algo diferente, essas configurações eu uso sempre deram bons resultados para mim, pois eu não faço a intermediação com a gráfica para meu cliente, isso é por conta dele, ou seja em muitas vezes não sei qual é a gráfica que irá imprimir o material.

É isso ai galera. Espero que tenham gostado deste post.

Também vale dar uma lida no post sobre O QUE SÃO CORES RGB, CMYK E PANTONE e também no texto que falo sobre CALIBRAÇÃO DE MONITORES e mais um sobre COMO ESCOLHER UM MONITOR.

Peço a gentileza de curtir este post e compartilhe-lo com seus amigos.

Valeu e até um próximo post.

Abraços

Ermelino Rocha Junior

PÁGINAS

1 2 3

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 8
  • comment-avatar
    Loco 2 anos

    Gostaria de saber onde estão os perfis Color Macth RGB e o Iso Coated V2? Pior post que já vi sobre o assunto!

    • comment-avatar

      Olá Loco, pena que você não gostou da postagem, A idéia do post é explicar o que cada função do painel de configurações faz e o que pode acontecer ao alterá-lo.
      Os perfis que citei são os que mais utilizo entre vários fornecedores. Mas mesmo assim obrigado por compartilhar a sua opinião. Se tiver alguma sugestão fique a vontade para enviar pelo formulário de contato.

  • comment-avatar

    Achei o post mais que satisfatório, pelo menos pra mim, recém formado e com pouca bagagem de trabalhos impressos. Obrigado DC!

    • comment-avatar

      Que bacana Victor… Esse é o objetivo do post, dar um norte para quem está começando.
      Sucesso para você

      Ermelino Rocha Junior

  • comment-avatar
    Vinícius Alberto 1 ano

    Dica muito boa, eu gostei muito. Muito obrigado por compartilhar.

  • comment-avatar
    Heron santos 12 meses

    boa, cara! enfim achei o que queria saber… Grato =)