Criando faixas/banners no Adobe Illustrator com Pincéis e Distorção de Envelope.

Criando faixas/banners no Adobe Illustrator com Pincéis e Distorção de Envelope.

SHARE:

Criando a primeira versão do pincel 8 – Pronto, agora a nossa base está pronta, se quiser deixe um cópia dela de lado para utilizarmos em outras...

Entrevista com Kauê Luz do Grupo Luz – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Entrevista com o fotógrafo Cacalo Nuevo
Entrevista com Tales Henn – Palestrante do Photoshop Conference 2017

Criando a primeira versão do pincel

8 – Pronto, agora a nossa base está pronta, se quiser deixe um cópia dela de lado para utilizarmos em outras versões da nossa faixa.
Selecione toda a arte e no painel de Brushes/Pincéis, clique no botão NEW BRUSH/NOVO PINCEL, em seguida escolha a opção ART BRUSH/PINCEL ARTÍSTICO e clique em OK.

8_design_cafeinado_faixa_illustrator_faixa_brush_art

9 – Nas opções do pincel, deixe o tamanho em FIXO/FIXED. Nas opções de escala do pincel escolha ESCALA PROPORCIONAL/SCALE PROPORTIONATELY. Em método de Colorização comeu em TONS E GRADUAÇÕES DE COR/TINS AND SHADES. E verifique a direção, a seta deve estar no sentido horizontal (seta para a direita ou para esquerda), eu desenho da esquerda para a direita, então deixei a seta para a direita.  Clique em OK.

9_design_cafeinado_faixa_illustrator_faixa_brush_art_config_scale

10 – Pegue a ferramenta PINCEL/PAINTBRUSH, selecione o pincel que acabamos de criar e faça um traço para testar. Lembrando que para alterar a cor do PINCEL, você deve alterar a cor de TRAÇADO e não de preenchimento, pois o pincel é um contorno “turbinado”.
Como utilizamos a opção de escala proporcional, quando maior for o seu traço, maior será o tamanho da faixa, Ou seja a arte será maior ou menor proporcionalmente ao tamanho do seu traço.

10_design_cafeinado_faixa_illustrator_faixa_brush_art_config_traco

Criando a segunda versão do pincel

11 – Repita o passo 8, com a arte base selecionada, crie um novo pincel artístico. Mas sesta vez vamos alterar a opção de escala para ALONGAR ENTRE GUIAS/STRETCH BETWEEN GUIDES. Ajuste as guias pontilhadas no exemplo do pincel, para que apenas o interior da nossa faixa fique entre elas, as dobras das laterais devem ficar fora das guias. Deixe o tamanho em FIXO/FIXED e em 100%. Novamente deixe o método de Colorização comeu em TONS E GRADUAÇÕES DE COR/TINS AND SHADES.

11_design_cafeinado_faixa_illustrator_faixa_brush_art_config_traco_esticar

12 – Faça novamente alguns traços para testar o pincel, agora quanto maior o traço, mais longa será a parte central da faixa, sem alterar o tamanho dos acabamentos laterais. Caso você queira a estrutura toda maior, você deve alterar o tamanho do pincel na opções deixando em 100% o tamanho será no tamanho que você criou a arte, valores maiores de 100% deixaram o pincel maior e valores menores, por sua vez, deixarão o pincel menor. Obvio né?

12_design_cafeinado_faixa_illustrator_faixa_brush_art_config_traco_esticar_exemplo

13 – O PINCEL SÓ PERMITIRÁ O PREENCHIMENTO UNIFORME PARA A COR, NÃO SENDO POSSÍVEL UTILIZAR GRADIENTES. CASO VOCÊ DESEJAR UTILIZAR GRADIENTE, VOCÊ DEVE EXPANDIR O TRAÇO (NO MENU OBJETO – EXPANDIR APARÊNCIA / OBJECT – EXPAND APPEARANCE), ISSO FARÁ O PINCEL DEIXAR DE SER PINCEL E SE TRANSFORMAR NA ARTE EM CURVAS. ASSIM VOCÊ PODERÁ COLOCAR O GRADIENTE QUE DESEJAR.13_design_cafeinado_faixa_illustrator_faixa_brush_gradienteAinda vamos ter mais uma opção para você fazer faixas e banner, continue lendo na próxima página.

PÁGINAS

1 2 3

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar
    fabio 2 anos

    onde acessoa pagina 2?

    • comment-avatar

      logo abaixo do post… você pode ver os números 1, 2, 3 que leva para as outras páginas.

      • comment-avatar
        fabio 2 anos

        achei amigo. me perdi visualmente um pouco! valeu muito massa as dicas

        • comment-avatar

          Valeu… eu estava alterando a programação e eles ficaram apagadinhos mesmo, agora se você atualizar o navegador, verá que eles aparecem em vermelho, um pouco mais destacado. 😀
          Abraços.

  • comment-avatar
    Carina 1 ano

    Estou começando a usar o illustrator agora. Não tenho condições de fazer um curso no momento. Por isso aprendo através de tutoriais.
    Parabéns pela iniciativa de nos ensinar um pouco do seu conhecimento!!!

    • comment-avatar

      Obrigado Carina, obrigado pela visita e parabéns pelo seu esforço e vontade de aprender, continue assim.
      abraços e muito sucesso para você!