Numeração automática de páginas no Indesign

Numeração automática de páginas no Indesign

Agilize o processo de numeração de páginas no indesign.

SHARE:

E ai pessoas do café… tudo certo? Eu, Ermelino Rocha Junior, estou aqui novamente com uma dica bacana para vocês. Essa é para quem está iniciand...

Criando Neve no Photoshop
Automatizando Reflexos com Ações/Actions no Photoshop
Entrevista com Erica Dal Bello, Palestrante do Photoshop Conference 2016

E ai pessoas do café… tudo certo?

Eu, Ermelino Rocha Junior, estou aqui novamente com uma dica bacana para vocês. Essa é para quem está iniciando no Indesign e quer aprender como fazer a numeração de páginas automática no Indesign.

Vamos começar?

Configurando a numeração de páginas

Antes de realmente colocarmos a numeração de páginas, vamos configurar o padrão de numeração que iremos utilizar.
IMPORTANTE: Antes de configurarmos, você deve estar na primeira página da sua publicação, senão o indesign vai começar uma nova numeração de páginas pelo meio da sua publicação.
Vá no menu LAYOUT – NUMBERING & SESSION OPTIONS / LAYOUT – OPÇÕES DE NUMERAÇÃO DE PÁGINAS E SESSÕES (Acho que é isso em português).

Deixe a numeração automática, e basicamente, apenas escolha a a aparência que você deseja a numeração, com 2 digitos, 3 dígitos e até mesmo em caracteres romanos ou letras. ai é sua escolha, então clique em OK

2_pagina_mestre_numero_pagina_indesign_capa

Editando a página-mestre

Primeiro vamos acessar a página-mestre do documento, porque? por que sim! 😀

Tudo o que colocarmos na página-mestre será exibido em todas as páginas que indicarmos sem a necessidade de ficar copiando e colando em cada página. Simplesmente por isso. ;D

1 -Para acessar a página-mestre basta você clicar duas vezes nela, no painel PAGES/PÁGINAS

1_pagina_mestre_numero_pagina_indesign_capa

Após acessar a página-mestre, você estará em uma página dupla, vazia, tudo o que você colocar na página da esquerda, aparecerá em todas as páginas pares do seu documento, tudo o que você colocar na página da direita, aparecerá em todas as páginas impares do documento, que estiverem respondendo a esta página-mestre.

Adicionando a numeração de páginas

Uma vez dentro da página mestre  faça uma caixa de texto em seguida vá no menu TYPE – INSERT SPECIAL CARACTERE – MARKERS – CURRENT PAGE NUMBER / TIPO – INSERIR CARACTERES ESPECIAIS – MARCADORES – NÚMERO DA PÁGINA ATUAL. ou simplesmente utilize o atalho CTRL/CMD + ALT/OPTION + SHIFT + N

Se tudo deu certo, aparecerá uma letra “A” dentro da sua caixa de texto, aparece uma letra A, pois estamos dentro da página-mestre “A-Master”. Esse é um caractere variável que irá reconhecer em que página está e vai substituir o “A” automaticamente pela numeração da página.

Fique a vontade para trocar a fontes, cor e até adicionar outras informação nesta caixa de texto.

3_pagina_mestre_numero_pagina_indesign_capa

Em seguida faça o mesmo na página da direita, ficando mais ou menos assim:

4_pagina_mestre_numero_pagina_indesign_capa

Removendo a numeração da capa e outras páginas.

Para remover a página-mestre e juntamente com ela a numeração em páginas específicas, como a capa e páginas que contenham publicidade, simplesmente mova a página-mestre [none} / [nenhum] sobre a miniatura da página que você deseja remover. Você verá que as páginas que você remover a aplicação da página-mestre não terão o pequeno “A” no topo da miniatura, aquelas que contém o número de página e as outras informações continuarão com o “A” sinalizando que elas respondem a página-mestre “A-Master”.
5_pagina_mestre_numero_pagina_indesign_capa

Você já pode conferir, todas as páginas já estão com a numeração certinha. E agora você só precisa se preocupar em diagramar mesmo.

É isso ai galerinha, é assim que se faz, também se você quiser pode colocar a numeração de páginas em um layer/camada a parte, para que a numeração não fique escondida por trás de alguma foto ou outros elementos de layout.

Espero que tenham gostam e até um próximo post.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2
  • comment-avatar
    Paulo Monteiro 6 meses

    Ermelino, saudações!
    Sem dúvida, uma ótima dica para os iniciantes do InDesign!
    Só faltou você acrescentar que, no caso de mudança na diagramação (digamos que “caiu” um anúncio ou uma foto de pagina inteira), o diagramador pode voltar a inserir o número na página, bastando para isso, com o botão direito do mouse, na página desejada, dentro da janela de páginas-mestre, e, no quadro, clicar no item “Aplicar página-mestre a páginas…” e substituir o “Nenhum” por “A-Página-mestre”.
    Abraços!