Fazendo backups/cópias segurança dos seus trabalhos

Fazendo backups/cópias segurança dos seus trabalhos

SHARE:

E ai galerinha do meu coração. Sou eu Ermelino Rocha Junior novamente com um Post para vocês. Eu sempre falo que se alguém roubar meu equipamento ou e...

Entrevista com Tales Henn – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Entrevista com Rafael Vallaperde da Lightfarm Brasil – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Entrevista com Lucas Rosa – Palestrante do Photoshop Conference 2017

E ai galerinha do meu coração. Sou eu Ermelino Rocha Junior novamente com um Post para vocês.

Eu sempre falo que se alguém roubar meu equipamento ou ele queimar por algum motivo, minha maior perda seria não o equipamento em sim… mas meus trabalhos que estão no HD.

Então hoje vou falar sobre cópias de segurança, vou falar tanto de equipamentos, softwares e serviços que podemos utilizar para garantir que não vamos perder nossos preciosos arquivos e trabalhos.

No passado tive experiências horríveis em simplesmente um HD externo para de funcionar e perder todo o meu portifólio que estava lá, por sorte uma dessas vezes usei algum programa que conseguiu recuperar boa parte dos documentos… mas isso levou cerca de 3 dias do meu computador processando e tentando recuperar as informações, depois da primeira experiência que tive assim, resolvi investir em backups.

Hoje, todo o me trabalho está em mais de um HD, em 3 para ser sincero, em 1 ficam os arquivo dos clientes atuais e ativos, no outros 2 ficam uma cópia de todo o material dos clientes ativos e também dos materiais do meu “arquivo morto” que volta e meia algum ressuscita e preciso de algum trabalho antigo. Então veja algumas alternativas.

Utilizando softwares de backup

Existem alguns software no mercado que facilitam você sincronizar pastas, e até disco inteiros, vou falar aqui um pouco daqueles que já utilizei.

GoodSync

É bem bacaninha, ele está disponível para MacOS, Windows, Android e IOS… ele permite você sincronizar pastas entre as plataformas, e também possui sincronização bidirecional, (que porra é essa?) que não importa se você gravar um arquivo no disco A ou no B, ele vai fazer a cópia para o outro disco, mas também se você remover um arquivo do disco A ele remove o mesmo do disco B.
Mas claro isso você pode configurar de acordo com a sua necessidade. Também você pode configurar para o backup ser feito em tempo real ou em horário pré-determinados.

O bom que ele possui uma versão free e uma versão paga, então você pode optar por aquela que melhor lhe convir.

connect_2

FreeFileSync

Outra opção bem legal, roda nas plataformas MacOS, Linux e Windows, também permite a sincronia de arquivo entre as plataformas (copiar arquivo de uma Mac para um PC e vice-versa), Ele analisa os arquivos de ambos os disco e simplesmente atualiza os arquivos novos ou modificados. E como o próprio nome já diz… ele é “de grátis”. Mas você pode fazer o backup manualmente ou também utilizar da sincronização automática em tempo real. Esse é o cara que tenho no meu PC.

FreeFileSync ScreenshotSync Folders Pro

Esse é o cara que utilizo atualmente no meu Macbook, infelizmente só para MacOS, ele tem várias opções de cópias, unidirecional, apenas do A para o B e não o contrário, bidirecional. Sem falar que voc6e pode configurar cópias para mais de um disco, e vários serviços de cópia simultâneos e para pastas diferentes. É uma belezinha.

sync-folders-pro-real-time-sync

Na próxima página vou falar sobre equipamentos… continue a leitura viu?

PÁGINAS

1 2

COMENTÁRIOS