Gerenciando Fontes no seu computador

Gerenciando Fontes no seu computador

SHARE:

E ai meus amigos movidos a café… Então, eu Ermelino Rocha Junior, novamente aqui no meu Blog, Designcafeinado, com uma dica para vocês, desta ve...

Entrevista com Tales Henn – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Conheça o Photo Conference – A Maior Conferência de Fotografia de Piracicaba e Região
Entrevista com Wend Taylor

E ai meus amigos movidos a café…

Então, eu Ermelino Rocha Junior, novamente aqui no meu Blog, Designcafeinado, com uma dica para vocês, desta vez, sobre gerenciamento de fontes.

Muito designers que eu conheço são doentes por fontes, tem 30 ou 40 mil fontes no seu computador… isso pode ser um problema… sabia? pois é qualquer sistema operacional fica bem mais lento quando a quantidade de fontes instaladas supera 1000 fontes. Sim… é por isso que muitas vezes quando você abre para selecionar uma fonte, seu computador dá aquela pensada forte antes de abrir a lista. Imagina ele tem que carregar uma cacetada de fontes na memória para poder lhe mostrar a visualização delas.

Então, vou passar para você alguns softwares que auxiliar nesse gerenciamento, existe várias na internet, vou passar aqueles que já tive a oportunidade de testar.

Bitstream Font Navigator (Corel)

bitstream

Esse carinha eu usei bastante no início da minha carreira, quem usa o CorelDRAW ele vem junto no pacote, ou seja apenas para PC, com ele você pode adicionar uma pasta de fontes, e ele vai permitir você instalar ou desinstalar uma fonte, simplesmente arrastando de um lado para o outro.

Também é possível dentro dele criar pastas de fontes, com as que você mais gosta e instalar e desinstalar a vontade, e claro, mostra uma frase com a fonte selecionada e para quem usa o corel draw, ele automaticamente instala a fonte quando você abre um arquivo do Corel, que a fonte não está instalada, mas a mesma encontra-se na sua biblioteca do Font Navigator.

Nexus Font (Xiles)

nexusfont2.6_01_s

 

Esse carinha é gratuito e não requer instalação, é tipo portable mesmo, apenas para Windows, lembra muito o gerenciador de fontes do MacOS… Você pode adicionar fontes á sua biblioteca, instalar e desinstalar, criar coleções ou pastilhas, ver o exemplo do fonte aplicada em um texto e também permite que uma fontes seja instalada temporariamente, ou seja, eles fica instalada até você reiniciar o computador, assim você não precisa se preocupar em desinstalar fontes manualmente. também ele é capaz de comparar fontes, para eliminar possíveis duplicatas da fonte, mesmo que tenham nova de arquivos diferentes, com certeza é uma opção melhor que o Bitstream da Corel.

FontAgent Pro (Insider)

fontagent

Esse é um carinha pago, que custa cerca de 99 dólares. Tem tanto para MacOS quanto para Windows, além das funcionalidades dos demais, ele também possui plugins para a Adobe Creative Cloud, diiimmmm…. se você abrir um arquivo no seu illustrator, photoshop ou indesign por exemplo… e você não tem a fonte instalada, mas ela existe na sua biblioteca do FontAgent, ele vai pedir para você se deseja instalar já essa fonte, para abrir o documento corretamente. Show né… Com ele é fali gerenciar usas fontes, instalar, criar bibliotecas e muitas outras coisas… com certeza esse foi meu favorito por muito tempo.

Font Explorer X (Monotype)

fontexplorer

Esse Brother, também foi amigo meu por alguns anos, também é uma versão comercial, custa 99 dólares e disponível para Windows e MacOS e continua atualizado, além de fazer o gerenciamento das fontes, instalar, desinstalar, criar bibliotecas, e diiimmm… também tem plugins para aos softwares Adobe CS5, CS6, CC e CC2014 e 2015, ele resolve também conflitos de versões de uma mesma fontes, criar pacotes, pastas, coleções de fontes, mas a grande saca dele é que também consegue instalar fontes do Font.com, Typekit.com e do SkyFonts, então se você tem assinatura de algum serviço de fontes na nuvem, ele consegue gerenciar além das fontes físicas do seu equipamento, as fontes dos seus serviços na nuvem… Show não é?

SuitCase Fusion (Extensis)

Suitcase

Esse é o carinha que utilizo atualmente, Disponível tanto para Windows quando para MacOS, custa 120 dólares. Até de todas as funcionalidades dos demais, ou seja, instalar, desinstalar, verificar integridade das fontes, plugins para o pacote adobe, pastas, pastas inteligentes, ele permite localizar fontes semelhantes, e também possui uma espécie de biblioteca de templates, que você pode escolher as fontes, e ver como elas ficam aplicadas em layouts de publicidade, revistas, flyers e etc… Adoro esse cara, permite que a fonte seja instala por definitivo, ou de forma temporária, que é desentalada ao reiniciar o sistema. Super show.

Então galerinha, essa é a minha dica desta vez… espero que tenham gostado e se gostou por favor compartilhem o post com seus amigos.

Um Grande abraço e até o Próximo post.

COMENTÁRIOS