Criando efeito de desgaste e máscaras de opacidade no illustrator

Criando efeito de desgaste e máscaras de opacidade no illustrator

SHARE:

E ai galerinha… Beleza? Muito Café? Então eu Ermelino Rocha Junior estou com mais um tutorial de Adobe Illustrator para vocês, desta vez vamos a...

Entrevista com Montalvo Machado – Palestrante do Photoshop Conference 2017
Conhecendo as funções do painel Pathfinder do Adobe Illustrator
Pele Mágica – Alexandre Keese automatizou o Retoque de Pele!

E ai galerinha… Beleza? Muito Café?

Então eu Ermelino Rocha Junior estou com mais um tutorial de Adobe Illustrator para vocês, desta vez vamos aprender como utilizar a MÁSCARA DE OPACIDADE/OPACITY MASK para criar efeitos de desgaste em suas artes, e também como usar o mesmo recurso como alternativa À MÁSCARA DE RECERTO/CLIPPING MASK.

Vamos começar?

1 – Vamos procurar no Tio Google ou na sua biblioteca de imagens, uma imagem de textura desgastada, procuramos uma imagem com bastante contraste, com falhas bem escuras e com o fundo bem claro (o contrário também serve).
Procure por Textura Grunge ou Distress Texture, nesse último você vai achar várias. O Ideal é a imagem ser em PRETO E BRANCO pois o illustrator irá reconhecer que a cor PRETA deixará os elementos transparentes e a cor BRANCA deixara os elementos visíveis.

1-textura-design-cafeinado-textura-desgaste-mascara-de-opacidade-opacity-mask-illustrator

2 – Agora abra a sua arte, no illustrator em seguidas vamos inserir a nossa textura no documento, vá em ARQUIVO – INSERIR / FILE – PLACE e localize a textura e insira no seu documento.

2-imagem-estampa-design-cafeinado-opacity-mask-distress-mascara-de-opacidade

3 – Então pegue a sua textura e posicione sobre a sua arte, selecione ambos, ou seja tanto a sua arte quanto a sua textura.
Depois vá para o painel de TRANSPARÊNCIA/TRANPARENCY, se ele não estiver aberto você pode abrir no menu JANELA – TRANSPARÊNCIA / WINDOW – TRANSPARENCY ou ainda simplesmente clicando na parada OPACIDADE/OPACITY na barra de propriedades na parte de cima do illustrator.
Agora com a janela aberta simplesmente clique em CRIAR MÁSCARA / MAKE MASK.

3-transparencia-estampa-design-cafeinado-opacity-mask-distress-mascara-de-opacidade

4 – Agora está pronto o nosso efeito, caso você precisar editar a sua arte, basta entrar em modo de isolamento (2 clique sobre a arte, e para sair do modo de isolamento pressione ESC ou dê 2 cliques fora da arte).
Caso precisar ajustar melhor o posicionamento da textura, clique no QUADRADO DA DIREITA, no painel de TRANSPARÊNCIA/TRANSPARENCY, assim você poderá ajustar melhor o posicionamento da máscara. MAS NÃO ESQUECE DE NO FINAL CLICAR NO PAINEL DA ESQUERDA PARA HABILITAR NOVAMENTE A EDIÇÃO DA ARTE.

OBS.: SE SUA TEXTURA TIVER FUNDO PRETO E OS DEFEITOS EM BRANCO, BASTA CLICAR NO BOTÃO INVERT MASK/INVERTER MÁSCARA.

4-editar-estampa-design-cafeinado-opacity-mask-distress-mascara-de-opacidade

Mas segura as pontas ai… vai para a próxima página deste post que vou mostrar outra dica para utilizar a máscara de opacidade. Vamos utilizar a máscara de opacidade para Clipar uma arte.

PÁGINAS

1 2

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 4
  • comment-avatar
    Paulo Monteiro 1 ano

    Ermelino, saudações!
    Há muito tempo eu queria aprender esse efeito usando desgaste/máscara de transparência no Illustrator, mas não encontrava nada satisfatório. De maneira simples, prática e didática, você resolveu o meu problema!
    Ganhei o dia! A semana! o mês… Hehehe!
    Continue a ensinar os eternos aprendizes como eu!
    Muitíssimo obrigado! Um grande abraço!
    Paulo.

    • comment-avatar

      Que legal cara… fiquei muito feliz que você gostou e que este tutorial vai lhe ajudar.
      Novamente obrigado pela visita… e sucesso sempre.

  • comment-avatar
    Francisco 1 ano

    Parabéns pelo tutorial, amigo.

    Explicação simples e sucinta!!!