Harmonia de Cores: A Matemática da combinação de cores.

Harmonia de Cores: A Matemática da combinação de cores.

Entenda a Matemágica que envolve a combinação de cores.

SHARE:

Olá meus amiguinhos, tudo certo com vocês? Então mais um post falando sobre cores, normalmente no início de carreira, ou melhor, do aprendizado no mun...

Como escolher o tamanho das fontes/textos em um Projeto de Design.
Curso de Imagens Híbridas com o Grupo Luz em SC
Entrevista com Jack Usephot – Palestrante do Photoshop Conference 2017

Olá meus amiguinhos, tudo certo com vocês?

Então mais um post falando sobre cores, normalmente no início de carreira, ou melhor, do aprendizado no mundo criativo, os iniciantes acabam tendo sérios problemas para harmonizar cores, né não?

Então, a idéia deste post é ensinar como funciona a harmonia de cores, como combinar essas cores, e adivinhem só, usando um pouco de matemática. Mas não se assustem não, não haverá nenhum cálculo mirabolante não.

Circulo Cromático

Para aqueles que não conhecem, esse carinha é o Círculo Cromático, ou Color Wheel, ou ainda Rodinha das Cores 😛

É com base nele que nós fazemos as combinações e harmonias de cores, não só nós mas os aplicativos também. Mas como combinar as cores usando ele. A idéia aqui é ajudar você a entender como funciona os aplicativos de harmonia de cores, e como eu fazia e na verdade faço até hoje para harmonizar cores em meus trabalhos.

Eu utilizo um equipamento específico para isso, chamado calculadora. Sim essa mesmo que você compra em qualquer loja de 1,99 e que tem também no seu computador e celular.

A primeira coisa que quero que você entenda é que um círculo tem 360 graus. Pode ser meio óbvio, mas é extremamente importante.

Por que?

Quando abrimos o color picker do Photoshop normalmente está marcado o H (de hue/matiz) e esse valor pode ser ZERO a 359 ou seja temos 360 graus de MATIZES para escolher. (OBS.: Zero e 360 são a mesma matiz, pois a volta foi completada perfeitamente.)

Então como usamos essa informação na prática para combinar e harmonizar as cores? Então vamos aprender algumas regras de harmonia e como essa matemática funciona.

Cores Complementares

Uma cor complementar é a cor que fica no nosso círculo, fica no lado oposto da nossa cor base, ou seja ele está a 180 graus da cor base.

Veja um outro exemplo usando a Janela de Cores do Photoshop. Por exemplo o vermelho do logo do Design Cafeinado. Ele está na posição 3º do círculo, Ao somar 180º temos o valor de 183º. Então esta será a cor complementar deste Vermelho. Ou seja a diferença entre essas cores sempre deverá ser de 180.

(Neste caso estamos ignorando os valores de saturação e luminosidade/brilho, pois queremos achar a Matiz correta. A saturação mantemos sempre igual nessa situação e a luminosidade veremos mais a frente.)

Você também pode usar o Ajuste de Matiz e Saturação/Hue Saturation para chegar na cor desejada, veja abaixo.

Viu, chegamos na mesmo cor, simplesmente arrastando o controle da MATIZ/HUE para 180 (tanto faz o lado neste caso, ou seja -180 ou + 180 retorna a mesma cor).

Utilize a ferramenta que desejar para fazer a variação da cor. Desde que obedeça a harmonia que a diferença é de 180 graus de uma cor para outra.

Vá para a próxima página para saber mais.

PÁGINAS

1 2 3

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2
  • comment-avatar
    Rodrigo de Moura Samuel Garcia 3 semanas

    Ahhh!! Muito bom esse post!! Fica melhor com esse PSD!!

  • DISQUS: 0