Harmonia de Cores: A Matemática da combinação de cores.

Harmonia de Cores: A Matemática da combinação de cores.

Entenda a Matemágica que envolve a combinação de cores.

SHARE:

Análogas Cores análogas são cores que estão próximas umas das outras no círculo cromático, elas apresenta semelhança, mas não podem ser confundidas co...

Entrevista com o fotógrafo Cacalo Nuevo
Análise: Curso online de Retoque para Beauty do Tales Henn vale a pena?
Master Class com Aaron Nace, fundador do PHLEARN em São Paulo

Análogas

Cores análogas são cores que estão próximas umas das outras no círculo cromático, elas apresenta semelhança, mas não podem ser confundidas com tons monocromáticos, pois o mocromático é sempre a mesma matiz, alterando apenas a luminosidade, as cores análogas são cores de aparência e até temperatura semelhantes entre si.

As cores análogas tem uma relação de 60 graus entre a primeira matiz e a última matiz. Sendo que a cor base é a cor central deste cálculo. Ou seja serão cores análogas aquelas cores que variarem em até +30 ou -30 em relação da cor base.

Perceba que em relação a nossa cor base, devemos somar 30 e subtrair 30 para encontrar as cores da extremidade da nossa combinação análoga. 3+30 = 33 essa foi fácil. 3 – 30 = -27, no caso não existe como você colocar a cor -27, mas 360-27=333. Trocando por miúdos, você poderá usar qualquer cor que o valor de matiz seja igual ou maior que 333 e igual ou menor que 33. Aqui no exemplo utilizei 5 matizes. mas você pode usar quantas achar melhor.

Análogas Compostas

As cores análogas compostas, são semelhantes as anteriores, mas possuem um angulo um pouco maior de margem, Elas derivam da lógica de usar a diferença que temos entre duas matizes de tétrade, ou seja 90 graus.
Novamente escolhemos uma cor base, e trabalhamos com matizes com até +45 e -45 em relação a matiz da cor base.

Tons e Matizes.

Claro que nem sempre ficaremos usando necessariamente 3 ou 5 cores dentro de um projeto visual, então só para fixar, não esqueça também que depois de definida as suas matizes, você pode variar e luminância delas, ou seja criar variações mais clara e mais escuras, para poder trabalhar com sombras e realces em seus projetos.

E para ajudar vocês meus amigos, eu preparei um PSD bem lindo. Basta você abrir o objeto inteligente, trocar a cor que está dentro dele e pronto, o Photoshop irá gerar sozinho as harmonias de cores e também lhe dará variações de luminância para você utilizar nos seus projetos.

É isso que temos para hoje, espero que tenha gostado da leitura, agora basta escolher a sua cor base, decidir que harmonia de cores usar, e bora lá criar mais materiais criativos e com as cores em harmonia.

Abraços galera e até o próximo post.

Para fazer o download do PSD basta curtir e clicar na imagem abaixo. 😀

 

PÁGINAS

1 2 3

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2
  • comment-avatar
    Rodrigo de Moura Samuel Garcia 7 meses

    Ahhh!! Muito bom esse post!! Fica melhor com esse PSD!!